Content audity

 O que é content audity?

O content audity é uma técnica que consiste em fazer uma listagem de todo o conteúdo de um site visando identificar sua estrutura organizacional. Todas as páginas do site devem ser visitadas e devesse anotar tudo o que for útil e importante. Dessa forma você vai entender o que há de conteúdo neste site, se está em um local adequado e se está atualizado.

 Para que o content audity é utilizado?

Essa ferramenta vai ser muito útil se por acaso for necessário refazer a arquitetura de informações da interface. Você pode voltar pra essa listagem várias vezes e ver a melhor forma de organizar o conteúdo. Vai ser possível encontrar conteúdo duplicado e também vai poder usá-la para conversar com o criador do conteúdo se alguma coisa precisar ser refeita. Com seu entendimento do conteúdo será muito melhor.

 Como é um content audity?

Normalmente ele é organizado em uma planilha pois elas são ótimas pra lidar com uma grande quantidade de informações, simples de usar e muito fácil de compartilhar. Mas se você preferir pode fazer também em um arquivo txt, doc, ou outra forma que achar interessante.

Normalmente são retiradas estas informações:

- Título de navegação: O titulo do link principal que leva para a página.

- Page name: O nome da página.

- URL: A url da página.

- Comments: Anotações se necessário.

- Content hierarchy: Uma maneria de mostrar a relação entre as páginas.

Mas se você preferir, também pode usar estas:

- Content type: O tipo do conteúdo. Ex: article, FAQ, etc.

- Basic content description: Uma descrição básica do conteúdo.

- Topic, tags or category: Útil para blog posts, produtos, etc.

- Author: Quem escreveu o conteúdo.

- Owner: Quem é o responsável pelo conteúdo.

- Date last updated: Quando o conteúdo foi atualizado pela ultima vez.

- Attached files: Quantos files estão atrelados, e qual o tipo do arquivo.

- Availability: O conteúdo está disponível para desktop? Mobile ou algum app?

- A numbering system: Um número de referência pra cada item.

Você vai retirar diferentes tipos de informações dependendo do site com que você está lidando. Por exemplo, você pode retirar tópicos e categorias de uma página de noticias ou então somente os arquivos disponíveis em um site de download.

O mais importante é que não há um jeito certo ou errado de se fazer. é uma ferramente para você poder se organizar. Faça de uma forma que as coisas fluam e facilite seu trabalho. Cada projeto é diferente ou seja, cada CA também será diferente.

 Por onde começar

Vou mostrar passo a passo com um exemplo bem simples que eu fiz utilizando o site do Tableless.

  1. Escolha o site e liste todas a páginas principais.
    Screenshot from 2015-03-31 12:40:40.png

    Nesse print não é possível ver, mas também listei a página de contato, um autor e outras páginas que aparecem no sidemenu.

  2. Escolha uma página para começar e faça anotações de tudo que achar importante.

  3. Se uma página tem sub-páginas, entre em todas elas e repita o processo.

Procure sempre seguir um fluxo, começando pelas páginas principais, e depois indo em cada uma das sub-páginas. Quando se trabalha em um site muito grande com muito conteúdo é muito fácil se perder, tome cuidado.

 Dicas

 Conclusão

Não importa o que você decida fazer, uma listagem detalhada separando cada mínima parte do site ou só um overview sobre o conteúdo, um CA é muito útil para você ter um norte. Pode parecer chato fazer tudo isso, mas vai te ajudar muito na hora de tomar decisões.

 
1
Kudos
 
1
Kudos

Now read this

Material Design, Part 1 - O começo.

Vou começar uma série de posts sobre Material Design, onde eu pretendo abordar desde a história que motivou a criação, até os detalhes dessa linguagem visual. Esse primeiro post é uma breve história do que levou a criação do Material,... Continue →